26 de mai. de 2009

Eventos e Cursos gratuitos

Palestra: Mecanismos neurais e hormonais de controle da fertilidade
A disciplina Tópicos Avançados em Fisiologia e Biofísica, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) promove a palestra Mecanismos neurais e hormonais de controle da fertilidade, às 12h30 da quinta-feira (28/05). O palestrante é o professor Celso Rodrigues Franci, do Departamento de Fisiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. A palestra é aberta ao público em geral e a entrada é franca, sem necessidade de inscrição. A palestra visa à interação científica. O evento acontece no Anfiteatro Prof. Dr. César Timo-Iaria (Sala 321 do 3º andar), do ICB, localizado na Av. Prof. Lineu Prestes, 1524, Cidade Universitária, São Paulo.

Lançamento de livro na quinta-feira (28/05), “Crianças e Narrativas. Maneiras de sentir, maneiras de dizer”, obra de Frédéric François (Université Paris).

Mais informações: (11) 3091-7253; site http://www.fisio.icb.usp.br/
A Editora Humanitas, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP lança na quinta-feira (28) Crianças e Narrativas. Maneiras de sentir, maneiras de dizer, obra de Frédéric François (Université Paris), com tradução e adaptação das professoras Ana Lúcia Tinoco Cabral (da Unicsul) e Lélia Erbolato Melo (USP).
São seis capítulos que mostram os diversos tipos de narrativas e as múltiplas maneiras de narrar aliados à variedade dos efeitos produzidos, enfatizando a tendência de se buscar “uma estrutura da narrativa”. É dirigido a linguistas, pedagogos, psicólogos, professores e fonoaudiólogos.

O lançamento acontece das 18h30 às 21h30, na Livraria da Vila. O endereço é Rua Fradique Coutinho, 915, Vila Madalena, São Paulo.
(Com informações do Jornal da USP)
Mais informações: (11) 3814-5811


Seminário: Riscos, Desastres Naturais e Adaptação às Mudanças Climáticas.
No dia 1º de junho, das 9h30 às 12h30, o Grupo de Pesquisa de Ciências Ambientais do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP realiza o seminário Riscos, Desastres Naturais e Adaptação às Mudanças Climáticas. Eventos climáticos extremos, como as enchentes ocorridas em Santa Catarina em 2008, resultam em muitos problemas socioambientais.

No Brasil, em razão das características geográficas do país, observa-se que esses eventos estão presentes com certa regularidade e, a confirmarem-se às previsões do Painel Internacional de Mudanças Climáticas da ONU, serão cada vez mais intensos e freqüentes. Essas questões serão discutidas no seminário, que terá como expositores Maria Assunção Faus da Silva Dias, do Instituto de Astronomia, Geofísíca e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, Agostinho Tadashi Ogura, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), e Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio, da Universidade Federal da São Carlos (UFSCar).

O evento é gratuito e aberto a todos os interessados. As inscrições podem ser feitas somente pelo site do IEA.

O seminário acontecerá no Auditório 1 do IAG, que fica na Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária, São Paulo. Com informações da Assessoria de Imprensa do IEA Mais informações: www.iea.usp.br/iea


Para psicólogos que realizam atendimentos a queixas escolares:
OBJETIVOS DO CURSO
Contribuir para o aperfeiçoamento de psicólogos que realizam atendimentos a queixas escolares, apresentando as principais críticas aos modelos tradicionais e oferecendo alternativas de intervenção breve e focal que envolvem todos os principais participantes da produção de tais queixas (pais e escolas, além dos alunos, na maioria das vezes)

De 06/08/2009 a 26/06/2010, Segundas-feiras das 15 às 17horas Quintas-feiras das 13h15 às 17h15 horas(Mais 02 horários a combinar para atendimentos)

Público alvo: Psicólogos
Supervisões a cargo de: Beatriz de Paula SouzaDocente Responsável: Profa. Dra. Marilene Proença Rebello de Souza
INSCRIÇÕES:

(Pessoalmente): De 1/6/2005 a 12/6/2010Das 9 às 12h e das 14 às 16h30 Local: Av. Prof. Mello Moraes,1721 – Bloco D (ao lado da ECA)Tel.: (0xx11) 3091-4172

(com Odete)

Documentos:

Curriculum Vitae

Cópia do CRP

Cópia do diploma de psicologia
Gratuito